HOTEL DO DIVÓRCIO



Em 'hotel do divórcio', hóspede entra casado e sai solteiro

Casal se hospeda no fim de semana e recebe consultoria de advogados. Criado na Holanda, sistema começa a funcionar nos EUA neste mês.

O hotel Gideon, onde funcionará o Divorce Hotel nos EUA
O hotel Gideon, onde funcionará o Divorce Hotel nos EUA
Um hotel em que os hóspedes entram casados e saem solteiros. E por vontade própria. É essa a proposta do Divorce Hotel (hotel do divórcio), que já existe na Holanda há três anos e vai começar a funcionar nos Estados Unidos este mês.
Na verdade, não se trata de um hotel específico, mas de uma empresa que tem parceria com alguns hotéis. São seis na Holanda, incluindo o hotel-boutique Carlton Ambassador, em Amsterdã.
A partir do dia 25 de setembro, o sistema vai ser implantado também no Gideon Putnam Resort, em Saratoga Springs, estado de Nova York – um hotel onde são realizadas várias festas de casamento, aliás.
Funciona assim: os casais que pretendem se separar fazem o check-in em um desses hotéis numa sexta-feira. Durante o fim de semana, a dupla é atendida por advogados (chamados de mediadores) e outros profissionais, como contadores e corretores de imóveis, que acertam os detalhes do divórcio em tempo recorde.
Se tudo correr como o esperado, depois de 48 horas eles já fazem o check-out com o status de separados.
A maioria dos casais reserva quartos separados. Mas há exceções. Uma vez me disseram: 'Começamos isso juntos e vamos terminar juntos. Podemos dormir no mesmo quarto?'
Segundo Jim Halfens, fundador do Divorce Hotel, a intenção é que o procedimento ocorra em um ambiente confortável, “neutro” e sem “distrações”, como objetos que trazem lembranças ou a interferência de membros da família ou amigos.
“Acreditamos que é possível ver o divórcio de uma forma positiva. É ruim que o casamento tenha falhado, mas o divórcio deveria ser visto como o início de uma nova fase”, disse ele ao G1.
O pacote, incluindo a hospedagem e a assessoria dos “mediadores de divórcio”, custa em torno de US$ 5 mil (cerca de R$ 11 mil).
A maioria dos casais que se inscrevem no “hotel do divórcio” reserva quartos separados para o homem e a mulher. Mas Halfens conta que nem sempre é assim. “Uma vez me disseram: ´Começamos isso juntos e vamos terminar juntos. Podemos dormir no mesmo quarto?’ Sim, claro que é possível. Mas são exceções”, afirma.
Halfens diz que pretende expandir o negócio aos poucos e que um dos lugares onde gostaria de atuar é o Brasil. “Recebo muitos pedidos de interessados no seu país”, afirmou.


Técnicos lacram urnas eleitorais que serão usadas no dia 5 de outubro

Só neste sábado serão lacradas 633 urnas eletrônicas.
Processo de lacre das urnas eletrônicas
Processo de lacre das urnas eletrônicas
Os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) iniciaram na manhã desta sábado, 13, o processo de lacre das aproximadas 7.900 urnas eletrônicas que serão usadas no próximo dia 5 de outubro em todo o estado de Alagoas.
Isso porque, este ano ocorrerá a eleição que escolherá os novos ou antigos nomes para ocupar os cargos na Presidência da Republica, nos Governos dos Estados e parlamentos, tanto estadual, quanto nacional.
Só neste sábado, segundo Henrique Mero, secretário de tecnologia da informação do TRE/AL, serão lacradas 633 urnas eletrônicas. Elas serão usadas nos locais de votação situados no sertão alagoano. Segundo ele, primeiro serão lacradas as urnas de localidades distantes e por último as que serão usadas em Maceió.
As primeiras urnas lacradas já seguirão para os cartórios eleitorais de imediato. A exemplo as que estão sendo lacradas hoje, segundo Mero, serão conduzidas pelo TRE/AL, sob escoltas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os cartórios do sertão. “Lá elas ficarão sob custódia do juiz eleitoral que, inclusive, usará proteção policial para evitar qualquer violação”, assegurou.
Ainda de acordo com ele, esse é o quatro e último processo até o dia da eleição. “Primeiro iniciamos a biometria e coletamos os dados, depois tivemos o registro das candidaturas, a geração da mídia e agora colocamos todas essas informações na urna eletrônica e lacramos”, detalhou.
Ele ainda garantiu que em caso de segundo turno o mesmo procedimento de lacração das urnas eletrônicas serão realizadas, porém mas simplificado.

Galeria de Imagens


Comentários