SAÚDE E BELEZA


 Benefícios do Alecrim –Para Que Serve e Propriedades

Alecrim é uma das ervas mais populares do mundo. Ela é usada como remédio e tempero desde a antiguidade. Há registro de milhares de anos atrás com o alecrim sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o crescimento do cabelo, o sistema imunológico e o circulatório. Esta erva, nativa do mediterrâneo, é usada como tempero no mundo inteiro, possui um gosto cítrico e amadeirado, principalmente para temperar carnes brancas, como porco e galinha. Vamos explorar neste artigo para que serve o alecrim e suas propriedades.

Os benefícios do alecrim são conhecidos há milênios. No século XIV, começou a se fazer óleo de alecrim, que era usado em um cosmético popular na época: A Água da Rainha da Hungria. Mais tarde, nos séculos XVI e XVII, alecrim passou a ser usado como um digestivo.
A erva pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã, e também é muito usada para dar cheiro – tanto à comida quanto a aromatizantes. O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou chá. Todos com propriedades importantes para a saúde e o funcionamento do corpo como um todo.


  Contatos : 82-998097957 Whatsapp   FILMAGENS , PUBLICAÇÕES,CABELOS E PRODUTOS DE BELEZA  

Benefícios do Manjericão – Para Que Serve e Propriedades



1. Tratamento de resfriados

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

2. Alívio de tosse

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

3. Melhorar o sistema imunológico

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.




4. Anti-estresse

As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse.

5. Melhora da visão

A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

6. Melhorar a pele

Outros benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

7. Melhora a saúde bucal

Estudos apontam que as propriedades do Manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

8. Elimina pedras nos rins

O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

9. Tratar problemas de estômago

O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

10. Alívio de dor de cabeça

Mais um dos benefícios do Manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

11. Sistema cardiovascular

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

12. Sistema respiratório

A erva também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de Manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

13. Sistema nervoso

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário