Roupas protegem de índices de raios ultravioleta
Verão a pino, o Brasil está passando por uma fase de altísima incidência dos raios ultravioleta do sol. O parâmetro de intensidade dos meteorologistas, que vai de 1 a 14, começa a ficar preocupante lá pelo nível 7 - quando entra na categoria "alta".
Entre 9 e 10, a concentração é "muito alta" e já começa a pedir proteção especial. Mas nos últimos semanas as capitais de boa parte do país estão vendo o Índice UV bater no topo da escala, com 12 ou 13, posição que é considerada "concentração extrema" e merece cuidado redobrado.
Além do uso de filtros solares, indispensáveis em qualquer estação do ano, é indicado evitar a exposição solar entre 10h e 16h - horário que o sol está mais forte. Outra boa opção são as roupas funcionais, com proteção UV, que ajudam a bloquear a incidência dos raios na pele. O mercado oferece diversas opções de peças, de biquínis e maiôs a camisetas, shorts e chapéus, com foco voltado à atividade física ao ar livre.
Apesar de essenciais para a saúde, por incentivar a produção de melanina na pele, os raios UV podem causar sérios danos. Os raios UVA são os principais produtores de radicais livres e responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de aumentar o risco de câncer, enquanto os UVB causam vermelhidão e a sensação de queimadura. Problemas oculares e abrasões sérias nas primeiras camadas da pele completam a lista.
Mas como funciona essa proteção extra com as roupas? O segredo está na criação do fio. Como no caso da Rhodia - principal grupo químico no desenvolvimento de fiação com tecnologia - que criou uma microfibra de poliamida com FPS 50, ajudando a bloquear a passagem de raios UVA e UVA.
As roupas feitas com esse fio são macias e de fácil secagem. Entre as marcas que usam a tecnologia Rhodia estão a marca de biquíni Lygia & Nanny, além de Track & Field, Memo, UV Line e Sun Cover - todas com proteção solar permanente.
A proteção no biquíni também é importante, já que muita gente tem o costume de passar o protetor solar na praia e não vai conseguir aplicar nas áreas cobertas pela roupa de banho. No segmento esportivo estão a Track & Field e a Memo, que oferecem linha de proteção solar para quem corre ou gosta de exercícios sob o sol.
Pioneira no marketing das roupas com proteção, a UV Line completou 10 anos de mercado e está vendo a procura por esse tipo de roupa aumentar a cada verão.
"O que mais mudou foi a conscientização da população sobre a prevenção contra os males dos raios UVA e UVB e o aumento de preocupação com bem estar e saúde no dia-a-dia", resume Lyonel Pellegrino, diretor da marca. "Em relação ao mercado, houve uma profissionalização na parte de confecção no Brasil"
Além da fiação criada especificamente para esse tipo de proteção, alguns tecidos levam em sua composição fios à base de dióxido de titânio - que protege 98% a radiação solar. Os tecidos de algodão recebem um aditivo no processo de tingimento que também absorve os raios UV.
Na SunThrice, que também disputa o mesmo mercado, o FPS 50 também é reforçado através da gramatura do tecido e na construção das tramas feitas com a fiação protetora.
Além das roupas, vale o alerta: enquanto o verão deixar a incidência dos raios UV nas alturas, dê atenção especial ao filtro solar, chapéus e óculos escuros. E evite se expor ao sol - e mesmo à sombra - nas horas próximas ao meio-dia.
Fonte: Chic Glória
Comentários
Postar um comentário
Digite o seu Comentário