Chuvas em Maceió, causa Danos aos Moradores de diversos Bairros da Capital.


A Defesa Civil de Maceió divulgou na noite desta sexta-feira, 2, o balanço das ocorrências registradas na capital alagoana. Até o momento foram contabilizadas 48 chamadas: 20 deslizamentos, dois alagamentos, 11 quedas de árvores, 12 residências destruídas total ou parcialmente, e outras, onde se enquadram quedas de forro e situações menos graves.
Em entrevista ao Alagoas24Horas, o coordenador operacional da Defesa Civil, Arthur Costa, garantiu que não há vítimas, mas confirmou que os moradores das duas casas que caíram totalmente tiveram que se abrigar na casa de parentes. O primeiro caso é de um idoso que vivia só numa residência próxima ao Parque Municipal e uma família que morava no Mutange. A Defesa Civil também entregou cestas básicas.
Volume de água
A previsão era que o índice de chuva em Maceió chegasse a 80 milímetros em 24 horas. No entanto, em apenas quatro horas a Defesa Civil de capital alagoana registrou 78 milímetros. Mesmo com o alto índice pluviométrico, não foram registradas ocorrência de maior gravidade, conforme tranquiliza o coordenador municipal de Defesa Civil, Dinário Lemos. “Quando dizemos que estamos em alerta queremos dizer à população que fique atenta à chuva, para que se prepare. Mas não há motivo para alarde, porque a situação está sob controle”, garante Lemos.
Dinário Lemos lembra ainda que a quadra chuvosa está apenas começando e que o trabalho de prevenção da Defesa Civil foi fundamental para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas. “Estamos em um período chuvoso. O maceioense acordou com muita água, sobretudo, na parte baixa de Maceió e o resultado foi o caos no trânsito e pontos de alagamentos na maior parte do município”, explicou Lemos.
“O trabalho de prevenção durante o período de estiagem facilitou a nossa vida. Limpamos muitas grotas e preparamos as chamadas áreas de risco. Hoje, depois dessa chuva podemos comemorar que não ocorreram acidentes”, completou.
Interior
O Alagoas24Horas entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber sobre as ocorrências registradas no interior do Estado. Segundo a assessoria de comunicação, apenas em Arapiraca houve um desabamento de residência, mas o caso foi atendido pela Defesa Civil do município.
Moradores de cidades anteriormente castigadas pelas chuvas, como Atalaia e Rio Largo, por exemplo, estão desesperados com a possibilidade de perderem, novamente, suas casas.
Em Atalaia, na localidade conhecida como Buraco do Jacaré, um dos bairros mais atingidos pelas enchentes dos últimos anos, a água ameaça invadir as casas. Comerciantes e moradores que já vivenciaram a experiência de perder tudo, espera que as autoridades tomem uma providência antes que seja tarde. Para se ter uma ideia o acesso ao bairro está impossibilitado e os moradores ilhados.
Comentários
Postar um comentário
Digite o seu Comentário