REBELIAO NA CADEIA PUBLICA DE GARANHUNS - PE


fogo na cadeia de Garanhuns.Rebeliao - Cadeia de GaranhunsNo início da tarde desta sexta-feira (27/11), detentos da Cadeia Pública de Garanhuns realizaram uma rebelião, onde atearam fogo dentro do pavilhão B da Unidade Prisional. Os presos reivindicavam o Auxílio Alimentação que segundo eles, a cerca de 05 meses não é pago pelo Governo do Estado. Valor esse que seria entorno de R$ 150 reais por mês para cada preso. A quantia é usada no pagamento da alimentação, devido se tratar de Cadeia e eles não terem sido condenados pela justiça. A capacidade da cadeia é de 96 presos, hoje estaria com 227 detentos.
presos se entregamApós aterem fogo em colchões e vários objetos dentro das celas, eles exigiram a presença da imprensa pra poderem se entregarem e terem garantias que não iam serem maltratados pela polícia. As negociações progrediram de forma significante aravés do Promotor de Justiça Dirceu Barros, Ely Jobson – Comandante do 9º BPM e Major Hudson de Moura. Após horas de negociação o promotor autorizou a entrada da imprensa e os presos se entregaram de forma pacifica e foram saindo um a um por um buraco que eles haviam feito na parede da cela, para exalar a fumaça.
buraco na parede do pavilãoSegundo a PM, após contagem dos presos foi percebido que o detento Daniel Antônio Gonçalo da Silva teria exalado muita fumaça decorrente da queima dos colchões. Ele foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura pelo Corpo de Bombeiros e seu estado de saúde é estável.
fogo nas celasOs pavilhões ficaram completamente danificados pelo fogo, a cozinha ficou totalmente destruída. O fogo foi controlado pelo efetivo do Corpo de Bombeiros.
Devido à destruição dos pavilhões alguns detentos serão transferidos para outras unidades prisionais do estado.

Comentários