Alunos de São Miguel dos Campos carregaram a Tocha Olímpica após terem suas redações selecionadas


O fogo e seu poder de destruir e de construir sempre exerceu fascínio sobre as pessoas e despertou muitas crenças. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo de Zeus e o deu aos humanos. Para celebrar a passagem do fogo de Prometeu ao homem, os gregos faziam corridas de revezamento. Os atletas passavam a tocha entre si até que o vencedor cruzasse a linha de chegada.

Neste ano, uma chama atravessou oceanos e chegou às terras tupiniquins. Uma tocha moderna, passando de mão em mão, transportava o elemento sagrado e, junto com ele, a mensagem de paz, união e amizade. Essa chama veio também para marcar para sempre a história de Marcos e Aline.

“Foi um sentimento, assim, não dá pra explicar, tava carregando a tocha, que eu não imaginava que eu, uma menina do interior, ia levar a tocha olímpica, por São Miguel dos Campos, representando a minha cidade e, não dá pra explicar, assim, né?!", falou Aline Santos.

Aline Caroline da Silva Santos tem 13 anos de idade e está no 7º ano do ensino fundamental no Colégio Esther Soares Torres. Na mesma escola e ano estuda Marcos Vinicius Braz de Melo, de 12 anos. Estes dois estudantes tiveram o privilégio de carregar a tocha olímpica, por 200 metros cada, pelas ruas de São Miguel dos Campos, município de pouco mais de 50 mil habitantes localizado no interior do estado de Alagoas. Para carregar a tocha, Marcos, que sonha ser engenheiro químico, precisou escrever uma das melhores redações de sua vida.

“O título da minha redação foi sobre o espírito olímpico e tava falando das emoções, do Brasil, sobre isso tava falando a minha redação. A união entre os participantes, a união entre o Brasil, diversas coisas... a paz entre os jogos. Foi uma emoção muito boa, eu nem imaginava”, explicou Marcos Melo.

As redações de Marcos e Aline foram selecionadas entre outros 400 textos de estudantes da rede pública. Para estarem entre os melhores, os estudantes contaram com todo apoio da escola e das famílias.

“Eu fiz, assim, porque os professores, os diretores, minha mãe me incentivaram a fazer. Um momento eu cheguei até a desistir, só que, meus professores, através de palestras, textos, sempre me incentivaram, coordenadores, diretores, a minha professora de português, mas eu acho que eu sempre fui boa na matéria de português mesmo", concluiu Aline.

Até o início dos jogos olímpicos de 2016, a tocha deverá passar por 335 municípios de diversos estados brasileiros e será carregada por cerca de 12 mil pessoas. Nesses lugares, estudantes com 12 anos ou mais puderam participar do concurso de redação, promovido pelo Ministério da Educação, para carregar a chama pelas ruas de sua cidade. Os colégios também passaram por uma classificação: As escolas de ensino fundamental foram escolhidas pelo desempenho no IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; já as escolas de ensino médio foram classificadas pela nota obtida por seus estudantes no Exame do Ensino Médio. 

Orgulhosa de seus alunos, a diretora da escola alagoana, Quitéria Julião, entendeu esse momento como de reconhecimento também ao trabalho desenvolvido pela escola. 

 “Todos nós ficamos muito felizes, né, a gente se sentiu muito honrado, e ter o prazer de participar de um evento tão grandioso, e a nossa alegria porque o critério do Ministério foi o melhor índice do IDEB, então a nossa escola, graças a Deus conseguiu em 2013, então isso foi fantástico pra nós, e a gente viu esse momento como uma premiação pra todos nós da escola”, destacou a diretora da Escola Esther

Comentários