Dentre os principais itens que são jogados nas ruas, encontram-se os papeis de bala, as latinhas de refrigerante, as bitucas de cigarro e as embalagens de lanches em geral.
O principal efeito decorrente disso é o entupimento dos bueiros e encanamentos. Muito se fala sobre porque tratar o esgoto é importante e muito se critica o fato de os sistemas de tratamento de esgoto serem escassos, mas o cuidado em não jogar lixo no chão também é importante. Aliás, não há como evitar enchentes sem fazer isso.
Para pensar antes de jogar o lixo na rua:
- Os lixos geralmente possuem substâncias nocivas para a saúde humana.
- O solo contaminado pode atingir o lençol freático ao ser lavado pela água das chuvas.
- Os gases tóxicos que são liberados na atmosfera pelo lixo causam doenças respiratórias e cutâneas.
- Ao entupir os bueiros, o lixo faz com que as enchentes expulsem os ratos de suas tocas, e esses, então, invadem as residências.
- Lixos hospitalares transmitem doenças como a hepatite, por apresentarem materiais contaminados em sua composição.
- O lixo causa poluição também visual, uma vez que danifica os patrimônios públicos.
- Os despejos podem se acumular nas encostas e causar deslizamentos que destoem casas e matam as pessoas.
- Além de ratos, o lixo atrai moscas, mosquitos e baratas, que podem causar doenças.
- Itens, como bitucas de cigarro e sacolas plásticas, quando levados para o mar, podem causar a morte de animais marinhos, como as tartarugas, que os confundem com alimentos.
- O tempo de decomposição da maioria dos itens despejados nas ruas é elevado, fazendo com que eles atrapalhem a locomoção, além de causarem mau cheiro.
DENGUE
Dentre todos os problemas causados pelo acúmulo de lixo nas ruas, talvez o que esteja ganhando maior enfoque atualmente seja o fator de risco que apresenta para a aquisição da dengue.
A doença representa uma ameaça em todos os verões que se iniciam e o principal elemento causador é o despejo de recipientes como pneus, garrafas, pratos e latas depositadas inadequadamente no lixo que, por não serem tampados, acumulam água. A água acumulada, por sua vez, atrai o mosquito Aedes Aegypti, causador da enfermidade. Tome cuidado e evite a doença você também!
Comentários
Postar um comentário
Digite o seu Comentário